sábado, 15 de junho de 2013

Plano de aula proposto na questão discursiva- módulo3






Tema: RAZÃO- FERRAMENTA PARA COMPARAR MEDIDAS

Série/Ano: 6ª-série /7º ano--3º Bimestre (situação de aprendizagem 2)

OBJETIVO GERAL
Compreender o conceito de razão sabendo aplicá-lo e reconhecê-lo em diferentes situações.
O aluno deverá operar os principais tipos de razão: escala, velocidade, densidade demográfica e porcentagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver as habilidades:
Obervar ( H01, H02,H03),
Realizar ( H10),
Compreender ( H15, H16), além das habilidades de leitura e interpretação.

JUSTIFICATIVA
A razão está presente em diversos contextos, desde o trabalho com medidas de velocidade, escala e densidade demográfica, até o cálculo de porcentagens.

METODOLOGIA
Iniciar com a leitura de um texto de Leonardo Da Vinci chamado "Homem Vitruviano" ( caderno do aluno 6ª série vol.3) que fala sobre as razões do corpo humano. O desenho do homem dentro de um círculo e de um quadrado desperta a curiosidade do aluno. Mostra as razões do corpo humano como exemplo de harmonia, equilíbrio e perfeição.
Depois trabalhar cada tipo de razão. Complementar com os exercícios do caderno do aluno vol.3
Finalizando com situações problema de modo a obter um aprendizado significativo e contextualizado.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de forma contínua quanto ao desenpenho das atividades propostas do caderno do aluno. A atividade 9 do caderno do aluno servirá como referência pois envolve todas as habilidades trabalhadas: leitura, interpretação, observação e realização de medidas para o cálculo de razões.

Nenhum comentário: