quarta-feira, 12 de junho de 2013



Questão discursiva, proposta no MÓDULO 3.

Partindo das habilidades "SARESP", H01, H02, H03, H15 E H16 - foram definidos os conteúdos envolvi-
dos e o respectivo plano de aula que segue:

PLANO DE AULA

TANGRAM, FRAÇÕES E DECIMAIS:

UM CASAMENTO COM SIGNIFICADO

TemaNúmeros Racionais
 Série/Ano: 6ª série/7º ano.
Habilidades:
H15 – Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação);
- H16: Resolver problemas que envolvam porcentagem.
Grupo de CompetênciaG III
Tempo Previsto: Duas semanas 
OBJETIVO: Este trabalho objetiva colaborar com a aprendizagem através da interatividade com o material, no estudo de geometria, frações e porcentagens, relacionando o Tangram com os conteúdos estruturantes: Geometrias, Grandezas e Medidas e tratamento da informação. Os principais conteúdos específicos apresentados serão: figuras planas, ponto médio, diagonal, área de polígonos, frações e porcentagens.
Estratégias:
 1º Momento: Leitura e discussão sobre o texto;
 Malba Tahan, do livro O Homem que Calculava

2º Momento: Através do quebra-cabeça Tangram, trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese. Comparar as frações e porcentagens na relação parte-todo de figuras do Tangram. Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria e as fórmulas usadas para calcular suas áreas. Trabalhar a comparação entre grandezas por meio de frações e porcentagens. Fazer a construção do Tangram por dobradura em folhas de cartolinas, papel cartão ou EVA:

- Tangram de frações;
- Tangram de porcentagens.

AtividadesJogos com “Dominós de frações”, “Dominó Tangram /Frações”, “Dominó Tangram/Porcentagem”.
Avaliação: Considerar o empenho dos alunos nas atividades propostas, verificar se os mesmos resolvem situações-problema envolvendo números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão potenciação e radiciação) e porcentagem.

Nenhum comentário: